Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Arinae
 Gray, 1840
Espécie: F. modestus

Nome Científico

Forpus modestus
(Cabanis, 1848)

Nome em Inglês

Schomburgk's Parrotlet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Tuim-de-bico-escuro-do-norte

Descrição sucinta, nomes comuns, localização…

O tuim-de-bico-escuro é uma ave Psittaciforme da família Psittacidae.

Seu nome significa: de Forpus = não explicado, mas provavelmente com origem no (grego) phoreö = possuir; e pous = pé; do (latim) modestus, modestum = simples, modesto, despretensioso. ⇒ Ave que possui o pé modesto.

Características

Medem de 12 a 12,5 cm de comprimento incluindo a cauda e pesam em média de 30 a 35g. A plumagem geral do macho é verde escuro, possuindo a testa e as face com coloração verde esmeralda, claramente definidas. A parte inferior das costas, bem como a parte interna das asas e rabadilha são azul escuro. As penas primárias das asas são pretas com teias externas verde-escuras. As penas das asas secundárias são azul-violeta com pontas verdes, As primárias e secundárias-abrigos são um pouco mais pálido azul-violeta. A parte inferior das penas de voo são cinza-azulada. O bico possui coloração escura para a mandíbula superior cor-de-chifre. Em algumas aves quase todo bico é preto. Eles têm estreitos anéis perioftalmicos cinza-escuros. As íris são marrom-escuro e os pés cinza-amarronzado.

A coloração da fêmea é parecida com a do macho, mas é mais pálida. Falta na fêmea a coloração azul do macho que é substituída pela cor verde. O peito e o abdome tem coloração verde ligeiramente amarelada. A área facial da fêmea é verde amarelada.

Alimentação

Sua dieta natural consiste em várias frutas, bagas, sementes, sementes de capim e brotos de folhas forrageados de árvores e arbustos. Eles visitam regularmente barreiros e margens de rios para se alimentar de argila mineral.

Reprodução

A estação de reprodução pode começar em julho. Fazem ninhos em troncos de árvores mortas. O ovo mede 18,2 x 14,8 milímetros.

A postura média consiste de 6 a 8 ovos, postos em dias alternados. A fêmea choca sozinha e geralmente começa a incubação dos ovos após o segundo ovo ter sido colocado. O período de incubação é de cerca de 19 dias e durante esse tempo ela raramente sai do ninho e é alimentada pelo macho. Durante este tempo, ela é sensível a perturbação e inspeção do ninho, e pode abandonar os ovos ou filhotes. O período em que o filhote leva para emplumar é de 4 a 5 semanas e os jovens continuam a ser alimentados durante 3 a 4 semanas após a saída dos ninho.

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Pode ser encontrado em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e pântanos tropicais ou subtropicais do extremo norte do Brasil e também no leste da Colômbia, Venezuela e Guianas.

Referências

Referências externas

Galeria de Fotos